Nota prévia
O Corpus oral da fronteira hispano-portuguesa (FRONTESPO-COR) é uma obra em constante atualização. O seu núcleo consiste em quase 300 horas de gravação, a maioria em vídeo, fruto de entrevistas a 287 informantes de diferentes faixas etárias realizadas em 64 localidades de ambos os lados da fronteira entre 2015 e 2017. Destas, oferece-se atualmente em aberto uma pequena amostra, que se irá ampliando progressivamente nos próximos meses. Se algum investigador, docente, membro da comunidade, etc tiver interesse em materiais que todavia não tenham sido publicados, poderá contactar connosco através do e-mail frontespo@gmail.com.
Além disso, estamos a trabalhar na digitalização e edição de outros materiais primários do território fronteiriço. Agradecemos a cessão de gravações inéditas (questionários linguísticos, investigações etnográficas, gravações familiares, etc.) para a sua publicação em aberto, segundo a nossa licença de uso; escreva-nos para frontespo@gmail.com. Obrigado pela sua colaboração.
Estrutura do corpus
Para facilitar a consulta e o manuseamento do corpus, cada entrevista foi segmentada em várias gravações com coerência temática —normalmente, entre seis e oito sessões, com uma extensão média entre 10 e 20 minutos—, que se apresentam de modo independente em FRONTESPO-COR.
A ficha das gravações constitui o principal, mas não o único ponto de acesso a toda a informação do corpus. No ecrã principal do FRONTESPO-COR mostra-se uma versão abreviada que articula três elementos:
- Ficha da localização geográfica.
- Ficha do informante.
- Ficheiros multimédia.
Carregando no título da gravação, é possível aceder à ficha completa, que apresenta vários elementos adicionais:
- Descrição do conteúdo (em espanhol, português e inglês).
- Classificação temática.
- Campo multimédia, onde não só poderá ver diretamente as gravações na nossa própria página, mas também aceder aos repositórios de Soundcloud, Vimeo e Youtube.
- Transcrição do conteúdo, tanto alinhada com áudio e vídeo (ELAN) como em texto (PDF e TXT).
A ficha da localização geográfica é acessível desde a ficha da gravação ou desde o mapa situado à esquerda da janela principal. Esta ficha contém:
a) um mapa com a situação da localidade;
b) a delimitação do território administrativo ao qual pertence (câmara municipal, concelho / distrito);
c) uma breve descrição das principais características geográficas e históricas da população, com ligações a outras fontes de informação, quando for oportuno;
d) uma lista dos informantes entrevistados em cada ponto e das gravações em que participa cada um deles, com possibilidade de consultar diretamente as gravações e as transcrições.
A ficha dos informantes proporciona o nome das pessoas (exceto quando estas solicitam permanecer no anonimato), o seu sexo e faixa etária, assim como uma breve descrição do seu perfil sociolinguístico: lugar e data de nascimento, profissão, estudos, deslocações fora da localidade, além de outras circunstâncias que tenham sido relevantes para a análise das entrevistas. Como nos casos anteriores, é possível aceder diretamente às gravações desde esta ficha.