Pasar al contenido principal

Período de formação territorial: expansão pela conquista e sua consolidação pelo povoamento. As terras doadas. Os agentes colonizadores

Autores

Tipología
Capítulo de libro
Título del libro

História da Expansão Portuguesa no Mundo

Editores del libro

Baião, Antônio; Cidade, Hernani; Múrias, Manuel (dirs.)

Localidad
Lisboa
Editorial
Ática
Año
1937
Páginas
vol. I, pp. 7-64
Sinopsis de contenido

[Resumo extraido da fonte]

Se a terra, a língua, a raça e os antecedentes histórico, em harmoniosa e bem entretecida trama, proporcionaram a formação do Estado português no segundo quartel do século XII, justificando a presunção de que, desmo sem a dinastia borgonhesa, Portugal teria existido como nação de per sí, -é igualmente facto irrefragável que essa dinastia soube, no seu pôsto de comando, consumar, fortalecer e transmitir aos vindouros a independência pátria com um sentido e timbre de tão agervorado nacinalismo, que esta se impôs desde então aos portufueses como imperativo categórico. 

A história política de Portugal durante êste ciclo está já estudada e documentada com minúcia e suficientemente vulgarizada. Para o estudo da expansão territorial nos limites continentais e consolidação das conquistas pelo povoamento, -matéria dêste capítulo- bastar-nos-á focar um ou outro facto da acção e govêrno dos nossos primeiros monarcas. 

Lengua
Área geográfica
Última modificación
01/05/2021 - 14:14