Criado em 1994, o Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS) é hoje um laboratório de investigação nas áreas da História e das Ciências Sociais. Financiado pela FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), obteve na última avaliação (dezembro de 2014) a classificação de "Excelente".
A sua equipa junta 190 investigadores, 72 dos quais integrados doutorados, especialistas em história, património, museologia, turismo, demografia, filologia, linguística, antropologia, arquitectura, informática, biblioteconomia, arquivística, filosofia, sociologia, psicologia ou estudos da literacia, provenientes de catorze países diferentes e de quatro continentes.
Privilegiando uma abordagem comparada, os percursos cruzados e a história aplicada, o programa de trabalho do CIDEHUS debruça-se sobre as mudanças societais na longa duração. Observa e analisa os problemas a partir do Sul – de Portugal, de Portugal enquanto unidade política da Península Ibérica e do Sul da Europa, mas também com elos históricos para o Mediterrâneo e o hemisfério meridional.