- Home
- Bibliography
- Relações luso-castelhanas no século XV
Relações luso-castelhanas no século XV
Autores
Tipología
Proceedings
Título del volumen
Actas III Jornadas Hispano-portuguesas de Historia Medieval. La Península Ibérica en la Era de los Descubrimientos (1391-1492)
Location
Sevilla
Editor
Consejería de Cultura. Junta de Andalucía
Year
1992
Páginas
1717-1734
ISBN
84-86944-93-7
Synopsis
[Resumo proveniente da fonte]
O tema das relações luso-castelhanas, cujo estudo, em décadas anteriores, incidiu, essencialmente, nos aspectos políticos, diplomáticos e militares não obstante, mais recentemente, ter visto o ámbito da sua investigação alargado a outros dominios, como, inclusive, demonstram as Actas das II Jomadas Luso Espanholas de História Medieval, está ainda longe de se poder considerar esgotado, facto que poderá constituir um estímulo á prossecução do seu aprofundamento. Pela nossa parte, além de termos oferecidos alguns contributos sectoriais, traduzidos em mais de uma dúzia de intervenções, já publicadas, contamos entre os nossos projectos de trabalho, relacionados com esta temática, dois de indiscutível importáncia para a compreensão do relacionamento de instituições e populações fronteiriças do Norte de Portugal e da Galiza, nos séculos XII-XIV. Referimo-nos á publicação do Cartulário de Fiães, também conhecido por Livro das datas, já transcrito e em fase de revisão, e as Confirmações da diocese de Tui, iniciadas em meados do século XIV. Concretizando melhor os nossos projectos, podemos adiantar que se trata de dois códices imprescindíveis para se conhecer, com segurança, além de muitos outros aspectos de foro meramente eclesiástico, pormenores do relacionamento entre as populações minhotas, sitas de ambos os lados do caudaloso rio Minho, que não conseguia separá-las.
ÍNDICE: 1. Introdução | 2. Relações de Estado | 3. Reflexos na Administração militar do Reino | 4. Relações luso-castelhanas no quotidiano das populações fronteriças | 5. Conclusão
Language
Subject
Last modified
04/24/2021 - 18:02